O metal patente, também conhecido como metal babbitt e metal branco, em referência ao seu inventor norte-americano Isaac Babbitt, é um tipo de liga formada por chumbo ou estanho. A princípio, o material foi utilizado para aplicação em mancais de eixos de máquinas a vapor, devido à mobilidade e resistência aos desgastes.
Hoje, o metal patente é muito requisitado e utilizado em diversas aplicações industriais. Para saber mais sobre a importância dessa matéria-prima para os fabricantes, continue a leitura!
Características que fazem a peça requisitada pela indústria
Para ficar mais fácil entender qual é a importância dessa matéria-prima para indústrias, é essencial saber as características da peça. O Império dos Metais enumerou as principais!
Baixo coeficiente de atrito: propriedade que confere mobilidade para as peças e evita o desgaste causado pelo contato entre duas superfícies.
Boa absorção de impactos: ou seja, o material absorve bem impactos físicos e mecânicas, tornando-se mais resistente.
É dúctil: isso significa que a liga pode ser tensionada e esticada, sem que haja ruptura do material.
Permite lubrificação: apesar de não possuir características lubrificantes, o metal patente possui capacidade de absorver bem os lubrificadores, facilitando o movimento e controle do desgaste.
Aplicações do metal patente
A principal utilização do metal patente é em indústrias dos mais variados segmentos. Afinal, como dito anteriormente, ao ser criada, a peça foi pensada para atender as necessidades desse setor. Dessa forma, são aplicados em mancais de deslizamentos e utilizados para melhorar o desempenho dos seguintes tipos de máquinas: equipamentos elétricos, turbinas a vapor, redutores de moendas, geradores e muito mais!
Portanto, o metal patente é essencial para confecção de equipamentos que necessitam de maior mobilidade e, ao mesmo tempo, sejam resistentes para aguentar: atritos, pressão e alta carga de trabalho.
Além disso, são protagonistas na confecção dos mancais, que servem de apoio para eixos rotatórios, fundamentais na maioria dos equipamentos de produção fabris. E, é claro, devem ter excelente qualidade, já que paradas ou falhas no item acarretam perdas nas produções.
Agora que você já conhece a importância do metal patente para indústria, aproveite que está no blog do Império dos Metais e saiba também sobre as vantagens e aplicações de outros tipos de liga, como o bronze!