Usado desde a antiguidade, o latão é um metal popular no mundo inteiro, útil para construção de máquinas industriais, composição de móveis e diversas etapas da construção civil.
Trata-se de uma matéria-prima resistente à corrosão, duradoura e maleável, conhecida por ter coloração dourada, semelhante ao ouro. No entanto, há diferentes ligas de latão, cada uma possui características específicas para compor os projetos.
A seguir, conheça um pouco mais sobre as propriedades e aplicações de três ligas de latão requisitadas: C26000 (cartucho 70/30), C27200 (fio máquina 63/37) e C36000 (corte livre americano).
1. A boa soldabilidade das ligas de latão C26000
As ligas de latão C26000, também conhecidas como cartucho 70/30, são formadas por 70% de cobre e 30% de zinco. Uma das principais características do material é justamente a excelente soldabilidade, especialmente em processos a frio. Além disso, possui ótimo desempenho em técnicas de brasagem e boa conformabilidade.
Em relação ao corte, as ligas de latão cartucho são encontradas em bobinas, um modelo versátil, com diversas espessuras, larguras e dimensões. Também é muito comum a fabricação de fitas, originadas do corte das bobinas.
Por fim, essas ligas de latão são protagonistas em diversos projetos, por exemplo: radiadores, refletores, estojos para faroletes, permutadores de calor, extintores de incêndio e muito mais.
2. O protagonismo da liga C27200 na confecção de tubos de latão
As ligas de latão C27200 ou fio máquina 63/37, possuem a seguinte composição química: 63% de cobre e 37% de zinco. Assim como a matéria-prima anterior, contam com boa conformabilidade, soldabilidade e brasagem, mas é uma liga metálica com maior ductilidade.
A C27200 é ideal para fabricação de tubos sem costura, ou seja, tubos fabricados a partir de cilindros quentes. Por não serem submetidos ao processo de soldagem, são essenciais para o transporte de materiais que exercem pressão.
Além disso, as ligas de latão fio máquina, são úteis para aplicações em radiadores, antenas de rádio e TV, entre outros.
3. Liga C36000 e a alta resistência mecânica
Entre as ligas de latão, o corte americano é o que apresenta maior resistência mecânica, superando até mesmo o desempenho do cobre puro. Também possui excelente performance em projetos com cargas pesadas e deve ser bem lubrificado para garantir resistência à corrosão.
O material compõem vergalhões e barras, que podem ser trabalhados para produção de tornos, arruelas, mancais, guias deslizantes e outras peças móveis.
Já sabe qual dessas ligas de latão são ideais para os seus projetos? Se ainda está em dúvida, clique aqui e leia mais conteúdos sobre esse metal, ou entre em contato com um especialista da Império dos Metais.