A liga de latão e o bronze são requisitados por diversos setores da indústria e, por poderem ser utilizados nos projetos em comum, deixam uma dúvida entre os produtores: qual das duas ligas é a melhor matéria-prima?
Para ajudá-lo a entender qual é o metal mais indicado para cada aplicação, a Império dos Metais reuniu as principais diferenças entre a liga de latão e o bronze, bem como as utilizações e vantagens de cada uma delas. Saiba tudo sobre o assunto!
Liga de latão x Bronze: entenda as diferenças
A primeira diferença entre os materiais, está na composição. A liga de latão é formada predominantemente por cobre e zinco, além de outros componentes que podem ser acrescidos na fórmula, conforme as propriedades que se quer alcançar. Os mais comuns são: chumbo, estanho e níquel.
Por outro lado, a liga de bronze é composta por cobre e estanho. Para potencializar as características da matéria-prima é comum que os fabricantes acrescentem: chumbo, silício, manganês e fósforo.
Apesar de serem influenciadas por um tom mais avermelhado do cobre, ainda é possível diferenciar as ligas pela coloração. A liga de latão possui variações de cor do acobreado ao amarelo claro, semelhante ao ouro. Outra característica do acabamento dessa peça, é que costuma ser resistente a manchas. Enquanto o bronze, conta com um tom dourado fosco, que pode ser mais claro ou escuro, conforme a composição.
Latão: a versatilidade de uma liga reluzente
Agora está na hora de entender porque a liga de latão é uma das mais requisitadas do mercado. Conheça as principais vantagens e aplicações das peças confeccionadas com o material!
Vantagens:
- brilho intenso;
- bom condutor de calor e energia elétrica;
- resistência mecânica e a corrosão;
- maleável;
- dúctil;
- excelente custo-benefício;
- versátil, pode ser aplicado nos mais variados projetos!
Aplicações:
Com tantas vantagens, a liga de latão é utilizada por diversos segmentos, os mais comuns são: semijoias e bijuterias, rodas para carro, moedas, instrumentos musicais, peças de decoração e muito mais!
A utilização do bronze além das medalhas
Muito conhecido pela fabricação das medalhas olímpicas, o bronze não fica atrás quando o assunto é aplicabilidade. Veja quais são os benefícios e saiba outros setores que utilizam essa matéria-prima!
Vantagens:
- resistência à corrosão e mecânica;
- alto ponto de fusão;
- ótima dureza;
- bom condutor de calor e eletricidade;
- excelente acabamento.
Aplicações:
O uso industrial mais comum do bronze é para composição de utensílios e maquinários, como: sinos de igreja, joias, acessórios domésticos, setor têxtil, estátuas, interruptores, parafusos, medalhas olímpicas e equipamentos de navio.
Não restam dúvidas de que os dois materiais são úteis e contam com características excelentes para aplicação em diversos projetos. No entanto, através das diferenças entre a liga de latão e o bronze é possível identificar aquele que atende melhor às necessidades da sua indústria, certo?
Aproveite que está no blog da Império e leia também sobre uma das ligas de latão mais populares: os tarugos!