Cobre
Tempo de leitura: 2 minutos

A utilização do cobre para fins medicinais acontece desde a antiguidade. Os egípcios, por exemplo, aplicavam o metal em machucados para desinfetá-los. Além disso, apostavam em vasilhas feitas em cobre para filtrar impurezas da água e tornar a bebida própria para o consumo. 

Com aumento da resistência bacteriana aos antibióticos, nos últimos anos, o interesse de pesquisadores a respeito das propriedades antimicrobianas do cobre, se tornou ainda maior. Afinal, a utilização do cobre em móveis e equipamentos hospitalares pode ser a peça-chave para frear a disseminação desses microrganismos. Quer saber o porquê? Siga a leitura!

Cobre e seu poder destrutivo contra bactérias

Existem alguns metais resistentes a bactérias, como o aço inox, que por contar com superfície livre de fissuras, evita o acúmulo desses patógenos. No entanto, a utilização do cobre é ainda mais eficiente, já que o material consegue destruir as bactérias. 

Isso se deve ao fato do cobre ser um metal reativo, que ao entrar em contato com os micróbios, promove o rompimento da membrana externa e, posteriormente, a destruição do material genético desses agentes contaminantes. 

utilização do cobre

Nos ambientes da saúde, principalmente em hospitais, onde há maior concentração de bactérias, a utilização do cobre pode ajudar a conter contaminações. Em entrevista à BBC, o pesquisador de doenças infecciosas do Imperial College, Gerald Larroouy-Maumus disse que as superfícies de cobre são eficientes para combater uma crise de bactérias resistentes a antibióticos. 

A utilização do cobre na área da saúde

Diante disso, alguns hospitais já apostam na utilização do cobre em áreas mais propensas a contaminação, como: pisos, leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e corrimãos. Na China, durante a pandemia da Covid-19, foram comercializados alguns equipamentos de proteção feitos com esse metal. Por exemplo, máscaras confeccionadas em fios de cobre. 

Além da proteção contra bactérias, a utilização do cobre é vantajosa pela qualidade que o material oferece. Trata-se de uma matéria-prima resistente, duradoura e com baixa necessidade de manutenção. 

logo Império

Não há dúvidas de que a utilização do cobre apresenta alto potencial para os avanços na área da saúde. Trata-se de um metal essencial para aplicações atuais e para o futuro. Se quiser saber mais sobre o assunto, continue no blog Império dos Metais e leia outros posts sobre cobre e suas ligas.