O processo de fundição de cobre é muito utilizado para a confecção de diversas peças. Afinal, esse metal nobre conta com inúmeras propriedades como maleabilidade, boa condutibilidade elétrica e resistência à corrosão. Ou seja, ao ganhar formas diversas pode atender as mais variadas necessidades da indústria e construção civil.
Se interessou pelo assunto? Solucione três dúvidas comuns sobre o processo de fundição da matéria-prima!
O que é fundição de cobre?
Antes de mais nada, é essencial saber o que é o processo de fundição. Esse procedimento se dá através da fusão do cobre, ou seja, o metal líquido é colocado em molde com formatos, medidas e características específicas para produção de diversas peças.
Além disso, é através desse tipo de fabricação que se obtém peças como os lingotes, utilizados para construção de chapas, perfis e outros acessórios.
Quais são as vantagens desse processo?
E, é claro, que o processo de fundição de cobre confere inúmeras vantagens para indústrias e setores da construção civil que utilizam essas peças. Conheça as principais!
- excelente custo-benefício;
- permite a construção de peças de diversos tamanhos e formatos complexos;
- pode ser destinada a materiais ferrosos e não ferrosos.
Como é realizada a fundição de cobre?
Há diversos tipos de fundição de cobre, entre os principais podemos citar: fundição contínua, em areia, em casca, sob pressão e por cera perdida. Contudo, de maneira geral, é possível resumir o processo com as seguintes etapas:
1ª Desenvolvimento do molde: para isso, é necessário considerar as dimensões e formatos do material que se deseja obter, levando em conta a contração do cobre quando estiver resfriado.
2ª Aplicação dos machos: os machos são responsáveis por formar os furos da peça, por isso, são inseridos nos moldes antes de receberem o metal líquido.
3ª Fusão do metal: é nesse momento da fundição de cobre que o material passa da sua forma sólida para o estado líquido.
4ª Vazamento e desmoldagem: depois disso, o metal líquido é colocado no molde, aguarda-se um tempo para que o material volte ao estado sólido novamente e, por fim, a peça é retirada da estrutura.
5ª Rebarbação e limpeza: por último, é realizada a rebarbação e limpeza da peça. Assim, é possível retirar saliências e incrustações que se formam durante o processo.
Agora que você já conhece mais sobre o processo de fundição de cobre, saiba também sobre LME Cobre: os fatores que influenciam no preço desse metal!