As conexões de cobre estão entre as mais requisitadas do mercado. Isso se deve às propriedades que a liga oferece, proporcionando segurança em ambientes com diversas temperaturas, pressões e sustâncias.
Afinal, trata-se de um metal com coloração avermelhada, conhecido por ter alta resistência à corrosão, ser bom condutor térmico e elétrico e possuir longo período de vida útil.
Quer descobrir se utilizar conexões de cobre é a melhor solução para os seus projetos? Confira abaixo os principais tipos e suas aplicações.
Conexões de cobre: conheça cinco tipos essenciais
1. Curvas: como os tubos não apresentam curvas, essas conexões de cobre são inseridas no projeto para garantir o percurso adequado das substâncias. Permitem a criação de ângulos de 45 a 180 graus.
2. Luvas: servem para unir dois tubos de cobre de juntas roscável que possuem diâmetros diferentes.
3. Sifões: são conexões de cobre que possuem formato de “S” ou “U”, úteis em diversos sistemas. Por exemplo, em encanamentos domésticos evitam o retorno dos gases, nos manômetros permitem a redução de temperatura do dispositivo, entre outros.
4. Tampões: em referência ao próprio nome, trata-se de acessórios responsáveis por vedar o tubo de cobre, impedindo vazamentos de fluidos no final da linha.
5. Tee: por último, são usadas conexões em tee para conectar três encanamentos diferentes ao mesmo tempo, bem como alterar o sentido dos fluidos.
Saiba quais são as principais aplicações
As conexões de cobre são muito requisitadas em sistemas de refrigeração, manômetros (instrumento que mede a pressão de fluidos), extintores de incêndios e aquecimento solar. Também são protagonistas em tubulações industriais e residenciais dos mais variados fluidos, como: água fria, água quente, gases e outros.
Viu só como as conexões de cobre são versáteis e podem atender às necessidades dos seus projetos? Agora acesse o site da Império dos Metais e encontre as melhores soluções em ligas de cobre.