A fundição de metais é executada há milênios na fabricação dos mais variados itens essenciais e complementares da vida humana, das atividades trabalhistas e da usinagem de diversos segmentos do mundo inteiro.
As sociedades passadas já conheciam as vantagens e resistência de materiais feitos a partir do cobre fundido, com peças que contemplavam desde a alimentação, como panelas, o bem-estar, com o artesanato, as guerras, com armas, e a mecânica, com ferramentas.
Milênios após, o mundo contemporâneo ainda usufrui da versatilidade do cobre fundido, que é ideal para praticamente todos os segmentos industriais. A liga metálica faz jus à sua fama por ser resistente, dúctil, maleável e possuir estética e coloração agradáveis.
Com a fundição, é possível elaborar um modelo sem grandes obstáculos para fabricá-lo e ainda criar características especiais (densidades, tamanhos, marcas), há pouco risco de empenamento, diminui a mão de obra manual, e a peça pode ser refeita em caso de mudanças de plano.
Além disso, o cobre fundido é sinônimo de praticidade, pois responde rapidamente ao processo de fundição, criando objetos com propriedade antimicrobiana, ótima condutibilidade térmica e excelente conformabilidade ao frio, às variações térmica e picos de pressão por muitos anos.
Que peças são criadas com cobre fundido?
A versatilidade do cobre fundido faz parte da rotina de criação de maquinários e peças mecânicas, navais, artesanais, decorativas, automobilísticas, hidráulicas, eletroeletrônicas, de construção civil, de energia solar, de engrenagens, entre outros.
Além disso, a adição do cobre fundido a outras ligas metálicas ou ferrosas, em processos artesanais de usinagem, também agrega de forma benéfica na resistência e usabilidade.
Gostou dessas informações? Clique aqui e conheça nossos produtos, fichas técnicas, estoque e dados super interessantes para quem utiliza ligas metálicas no dia a dia de trabalho!
Para ficar por dentro de dicas e novidades sobre esse setor, confira nosso blog!!!