O cobre eletrolítico está entre os metais mais utilizados no mundo por diversos setores da indústria. Considerado um material nobre e versátil, pode ser encontrado em variados formatos. Neste post, o Império dos Metais irá tratar sobre um específico e muito requisitado: a barra de cobre eletrolítico.
Saiba mais sobre a composição, o processo de fabricação, que acontece por meio da extrusão e, todas as propriedades dessa matéria-prima!
Composição do cobre eletrolítico
A barra de cobre eletrolítico, também conhecida como barra ETP ou 110, é composta por 99,90% de cobre e 0,04% de oxigênio. Ou seja, a matéria-prima é considerada pura e não se encaixa como liga, já que conta com percentual de pureza acima de 99,3%. Além disso, possui densidade de 8,89 g/cm3 (a 20°C) e ponto de fusão de 1083°C.
Entenda tudo sobre o processo de extrusão
Para transformar o cobre eletrolítico em barra metálica, os fornecedores realizam o processo de extrusão, ou seja, uma técnica de conformação mecânica. Dessa forma, a peça é submetida a duas forças: de tração e compressão. Além disso, passa pela abertura da matriz para adquirir a forma ideal e atender as necessidades de cada projeto.
Propriedades da barra de cobre eletrolítico
Agora que você já conhece qual é a composição do metal e sabe como acontece o processo que o transforma em barra, está na hora de conferir o resultado dessa combinação. O Império dos Metais reuniu as principais propriedades da barra de cobre eletrolítico!
Resistência
Quando o assunto é resistência à corrosão, a barra confeccionada nesse material é muito resistente à ação da água e do oxigênio. Não é à toa que há registro de peças de cobre que ficaram submersas no mar durante séculos e não sofreram deformações. Contudo, o material possui maior sensibilidade quando exposto ao enxofre, mercúrio, amônia e sulfeto de hidrogênio.
Usinagem
Em relação a usinagem, ou seja, processo de desgaste mecânico realizado para dar diferentes formas às peças, não é tão favorável. Isso porque o cobre eletrolítico conta com ótima resistência mecânica e à fadiga, portanto, é classificado com usinabilidade mais difícil, de 20%.
Condutibilidade elétrica e térmica
Essa é, sem dúvida, uma das principais propriedades da barra de cobre eletrolítico. A matéria-prima conta com condutibilidade térmica de 0,94 cal/cms e elétrica de 95-100% I.A.C.S, isso quer dizer que o material é excelente condutor de eletricidade e calor.
Dessa forma, é comum encontrá-lo em geradores, terminais elétricos, trocadores de calor, condutores, cabos e muito mais!
Agora que você já conhece tudo sobre o processo de fabricação da barra de cobre eletrolítico, acesse o site do Império dos Metais e solicite um orçamento dessa matéria-prima nobre!