Está pensando em usar o bronze grafitado nas suas fabricações? Saiba que essa matéria-prima representa um excelente investimento para o seu bolso e, é claro, aumenta a qualidade dos seus projetos.
Para deixá-lo a par dos principais benefícios de apostar nessa tendência do mercado de metais, o Império dos Metais irá explicar o que é e quais são as principais características do material. Siga com a gente!
O que é bronze grafitado?
O bronze grafitado, também conhecido como bronze autolubrificante, é uma liga metálica formada através da união entre o bronze (cobre e estanho) e o grafite (átomos de carbono). Esse material metálico é fabricado por meio da técnica conhecida como sinterização (metalurgia em pó), onde passa por um processo que o deixa compacto e, posteriormente, é submetido a tratamentos térmicos.
Dessa forma, é possível obter uma matéria-prima com propriedades físicas e mecânicas ideais, além de ser um método que evita o desperdício de matéria. Enquanto os processos convencionais de usinagem podem perder até 50% da peça original, a sinterização aproveita mais de 90% do bronze.
Características e aplicações da matéria-prima
O material grafitado é uma das ligas de bronze mais diferentes desse grupo de metais, tanto na aparência como nas propriedades. Isso porque conta com aspecto poroso, possui superfície antifricção (característica ideal para reduzir o atrito) e é autolubrificante, ou seja, ideal para aplicação em projetos onde não é possível a utilização manual de produtos lubrificantes.
Além disso, as peças de bronze grafitado são muito requisitadas no mercado, já que contam com excelentes propriedades, boa durabilidade e baixo custo de venda. Assim, é a solução ideal para fabricações com ótimo custo-benefício em projetos de:
- mecânica;
- indústria naval;
- máquinas industriais;
- eletrodomésticos;
- entre outros!
Gostou de saber como o bronze grafitado pode ser útil para os seus projetos? Então, acesse o site do Império dos Metais e conheça todas as vantagens de encomendar suas peças em nossa empresa!