O metal mais resistente da indústria mecânica, é assim que a liga de alumínio 7075 se popularizou entre os produtores. Dessa forma, diversos setores, principalmente aqueles que precisam de um material que suporte altas pressões, utilizam a matéria-prima. Quer saber se ela também é útil para os seus projetos? Siga a leitura e conheça tudo sobre as propriedades químicas, físicas e mecânicas da liga de alumínio 7075!
Composição química da liga 7075
Não tem como deixar de falar dos componentes químicos que formam a liga de alumínio 7075, afinal, é essa fórmula que resulta nas propriedades físicas e mecânicas do material. Assim, a matéria-prima é formada majoritariamente por alumínio (cerca de 87 a 99% da sua composição), já os ingredientes secundários, são:
- Titânio (0,20%);
- Cromo (0,18 – 0,28%);
- Manganês (0,30%);
- Ferro (0,50%);
- Cobre (1,20 – 2%);
- Magnésio (2,10 – 2,90%);
- Zinco (5,10 – 6,10%).
O resultado da combinação: propriedades físicas e mecânicas atrativas
Como dito anteriormente, essa combinação de metais que formam a liga de alumínio 7075, oferece propriedades físicas e mecânicas atrativas para diversos setores da indústria, úteis para fabricação de: peças para avião, componentes da indústria militar, ferramentas, máquinas e equipamentos, moldes para injeção de plástico e muitas outras.
Mas, quais são essas propriedades que a fazem tão úteis para os fabricantes? Confira as principais!
- é a liga com maior nível de resistência mecânica;
- possui boa forjabilidade e boa usinabilidade;
- média resistência à corrosão;
- dureza 150 a 180 HB;
- condutibilidade elétrica 30% I.A.C.S;
- condutibilidade térmica 0,29 cal/cms°C.
E, é claro, na Império dos Metais você encontra diversos tamanhos, densidades e formatos de liga de alumínio 7075, entre os mais requisitados estão as chapas, as barras arredondadas e os perfis de alumínio.
Agora que você já conhece todas as propriedades da liga de alumínio 7075, é essencial saber também como negociar o material no mercado de metais. Continue a leitura sobre o assunto no artigo Alumínio 7075 preço: saiba como fechar um bom negócio!