Anodização de alumínio: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Ao procurar peças de alumínio, você já deve ter se deparado com ligas que passaram pelo processo de anodização, responsável por garantir ainda mais qualidade ao material. O tratamento funciona como uma camada de proteção superficial que proporciona diversas vantagens para as peças metálicas, como resistência à corrosão. Não é á toa que a anodização de alumínio é muito popular entre as indústrias e têm sido usada há anos. 

Se interessou pelo assunto? A seguir, reunimos tudo o que você precisa saber sobre como funciona, as vantagens e as principais aplicações da anodização de alumínio. Acompanhe!

Como funciona o processo de anodização de alumínio?

anodização de alumínio

A anodização de alumínio funciona assim: a peça metálica é submetida a uma série de processos químicos, resultando na formação de uma fina e porosa camada de óxido. Essa cobertura possui mais resistência do que as formações de óxido natural, que poderiam se formar sobre a peça.  É justamente essa composição que oferece proteção contra a oxidação profunda do alumínio, além de funcionar como isolante elétrico. 

Para conferir melhor acabamento para a peça, é importante realizar a selagem do óxido, ou seja, o fechamento dos poros formados. Depois disso, o alumínio anodizado está pronto para ser utilizado em variadas aplicações. 

Vantagens: saiba o que a técnica proporciona ao alumínio

Além da proteção contra agentes externos que podem danificar o metal, a anodização de alumínio garante diversas vantagens relacionadas a estética e as propriedades das ligas de alumínio, sem alterar sua leveza ou dimensões, veja só:

  • aumenta a resistência contra riscos e a dureza do alumínio;
  • valoriza a superfície, proporcionando acabamentos brilhantes, foscos ou pigmentados;
  • garante maior durabilidade para as peças.

Quais as aplicações da anodização de alumínio?

A anodização de alumínio é um procedimento conhecido por sua excelente versatilidade de aplicações, principalmente por conta das suas excelentes vantagens ligadas com uma ótima existência e durabilidade para as peças que passam pelo processo.

  • Arquitetura: o alumínio anodizado é utilizado na construção civil para a fabricação de janelas, portas, fachadas, toldos, etc.
  • Indústria: o alumínio anodizado é utilizado na indústria para a fabricação de peças mecânicas, componentes elétricos, trocadores de calor, etc.
  • Automotiva: o alumínio anodizado é utilizado na indústria automotiva para a fabricação de carrocerias, peças de motor, etc.
  • Eletrônica: o alumínio anodizado é utilizado na indústria eletrônica para a fabricação de componentes eletrônicos, como placas de circuito impresso, etc.

Afinal, quais ligas são ideais para anodização? Conheça as principais aplicações do processo!

anodização de alumínio

Vale ressaltar que as ligas devem apresentar algumas propriedades específicas para que a anodização de alumínio possa ser realizada, sem prejuízos a estética ou qualidade do material, por exemplo: aquelas que pertencem ao grupo 6000 (6060, 6063 e 6351) e ao grupo (5000: 5052 e 5083). Reunimos abaixo as principais aplicações das peças que passaram pelo processo de anodização de alumínio:

  • tubulações de alta pressão;
  • carrocerias de ônibus;
  • trocadores de calor;
  • estruturas arquitetônicas;
  • e muito mais!

Portanto, não perca tempo procurando por outra empresa do segmento, entre em contato com a Império dos Metais por meio dos canais de comunicação disponíveis e se surpreenda com tudo que os nossos processos podem te oferecer!

Os consultores da Império dos Metais estão completamente preparados para te atender e sanar todas as suas dúvidas restantes acerca dos produtos e serviços que oferecemos.

Agora que você já sabe tudo sobre anodização de alumínio, que tal conhecer também sobre outros processos de tratamento do metal, como o alumínio fundido? Clique aqui e siga a leitura!