alumínio naval
Tempo de leitura: 3 minutos

Como o próprio nome indica, alumínio naval é uma liga metálica voltada para confecção de embarcações. No entanto, por oferecer elevada resistência à corrosão e alta durabilidade, o material também é requisitado para outras aplicações. Quer saber mais? Continue a leitura e descubra o que é alumínio naval.

Conheça as ligas de alumínio naval

As duas principais ligas de alumínio, conhecidas como alumínio naval por servirem a essa indústria, são: alumínio 5052 e alumínio 5083. Conheça, a seguir, as principais características e aplicações de cada uma.

Alumínio 5052

alumínio naval

A liga de alumínio naval 5052 é composta, principalmente, por alumínio (96%) e magnésio (2,20%). Essa combinação, proporciona ao material elevada resistência à corrosão, leveza e boa soldabilidade. 

Em relação às aplicações na indústria naval, o alumínio 5052 é empregado na construção de barcos e navios, bem como na confecção de tanques de transporte. Além disso, é utilizado para confecção de móveis, placas de sinalização, carrocerias de automóveis e muito mais. 

Alumínio 5083

alumínio naval

Assim como a liga anterior, o alumínio naval 5083 também é formado por alumínio (92%) e magnésio (4%), porém, possui concentração de magnésio um pouco maior. Trata-se de um material leve, resistente contra corrosão e bom condutor de calor e eletricidade. 

Diante disso, o alumínio 5083 é útil para o revestimento das embarcações e aplicações em componentes dos navios, por exemplo: sistema de refrigeração e painéis de controle. Também é aliado de outras indústrias, sendo útil para fabricação de equipamentos eletrônicos, acessórios bélicos, máquinas agrícolas, entre outros. 

Afinal, por que o alumínio é protagonista na indústria naval?

O alumínio naval é, sem dúvida, uma matéria-prima fundamental para construção de embarcações para fins comerciais e destinadas ao turismo. Afinal, proporciona maior sustentabilidade, economia e segurança ao setor. 

A leveza do alumínio naval contribui com a economia de combustível, já que a energia necessária para mover barcos aquáticos leves, é menor. Ou seja, favorece o meio ambiente e o bolso das empresas. 

Além disso, por ser uma matéria-prima que possui elevada resistência à corrosão, não desgasta em contato com a água do mar. E, claro, aumenta o tempo de vida útil das embarcações. Mais uma vantagem, é a excelente soldabilidade do alumínio, aspecto primordial para as construções da indústria naval. 

Império dos Metais

Agora que você já sabe o que é alumínio naval, continue em nossa página e descubra como encontrar alumínio naval preço justo