O alumínio automotivo é protagonista na indústria por oferecer as condições necessárias para fabricação de veículos leves, seguros e de alta performance. Além disso, a matéria-prima é aliada para que os fabricantes consigam reduzir a emissão de gases poluentes. Veja só:
A leveza e segurança do alumínio automotivo
Por ser uma liga metálica muito leve, o alumínio automotivo é perfeito para compor veículos econômicos. Afinal, quanto mais pesado o automóvel, maior o consumo de combustível. Esse fato faz com que as ligas de aço percam cada vez mais espaço para o alumínio (matéria-prima que possui até três vezes menos densidade do que o aço).
Vale ressaltar que, apesar da leveza, o alumínio automotivo é resistente à corrosão e aos desgastes mecânicos. Portanto, garante baixa necessidade de manutenção e maior durabilidade aos automóveis, principalmente em regiões litorâneas, onde há presença de maresia.
E, é claro, essas características do alumínio automotivo proporcionam maior segurança para os usuários. Uma vez que, peças resistentes apresentam menos defeitos, por isso reduzem acidentes.
As ligas de alumínio de alta performance
Também é importante destacar que os veículos fabricados com alumínio automotivo apresentam alta performance. Isso se deve a diversos fatores, alguns são:
Alumínio automotivo nos motores: oferece maior capacidade de absorver ruídos e vibrações, além de dissipar calor. Diante disso, os equipamentos são mais silenciosos e estão menos sujeitos ao superaquecimento.
Acessórios automotivos: além disso, as ligas de alumínio automotivo garantem melhor usinabilidade e precisão dimensional. Ou seja, o acabamento dos seus veículos terão muito mais qualidade.
Matéria-prima sustentável: reduz a emissão de gases poluentes
O interesse da indústria em alumínio automotivo também pode ser atribuído à sustentabilidade do material. Enquanto a leveza dos veículos reduz os gastos com combustível e consecutivamente a emissão de gases tóxicos, as ligas de alumínio podem ser totalmente recicladas.
Dessa forma, consumidores que se preocupam com as questões ecológicas são atraídos pelos automóveis e as indústrias conseguem se adequar as normas ambientais determinadas pelos governos.
Engenheiros norte americanos reduzem a energia necessária para fabricação de alumínio automotivo
Não há dúvidas de que o alumínio automotivo é uma solução que oferece inúmeras vantagens para as indústrias. Além disso, uma solução obtida por engenheiros do Laboratório Nacional do Noroeste do Pacífico (PNNL), nos Estados Unidos, pode fazer com que o metal ganhe ainda mais destaque no setor.
Os pesquisadores testaram uma tecnologia capaz de eliminar etapas do processo de produção das principais ligas automotivas (7075 e 6061), reduzindo pela metade os custos com energia e a emissão de poluentes. Ou seja, é crescente a ideia de que o alumínio é o metal do futuro.
Agora que você já sabe que o alumínio automotivo desempenha um papel fundamental na indústria, conte com um fornecedor de confiança. Solicite um orçamento na Império dos Metais.