O alumínio 6061 t651 está entre as ligas mais populares e requisitadas na indústria. Afinal, conta com características essenciais para diversas aplicações. Diante da versatilidade que essa solução oferece, dedicamos o post de hoje para tratar sobre o assunto. Veja um guia completo sobre a fabricação e utilização da liga conhecida como alumínio 6061 T6/T651.
Entenda a composição do alumínio 6061 T6/T651
O alumínio 6061, faz parte do grupo das ligas 6000, compostas majoritariamente por alumínio, silício e magnésio. Em relação à nomenclatura T6, significa que o material passou por um tratamento artificial de envelhecimento, feito para alcançar as propriedades mecânicas adequadas.
O T651 indica os processos de estiramento aos quais a chapa de alumínio foi submetida. São justamente esses fatores que garantem uma variedade incrível de aplicações ao alumínio 6061 t651, principalmente em peças expostas à alta tensão, ferramentas de precisão e muito mais.
As propriedades da liga metálica
A fabricação do alumínio 6061 t651 resulta em uma solução tenaz, com alta resistência à corrosão e aos desgastes mecânicos. Além disso, a peça conta com polimento perfeito, marcado por brilho intenso.
Quando o assunto é desempenho em processos de usinagem, o alumínio 6061 t651 também se destaca. Isso porque oferece excelente conformabilidade, portanto pode ser trabalhado de diferentes maneiras, sem apresentar danos. Também conta com boa usinabilidade, aliado para produção de diferentes peças com qualidade e baixo custo.
Um pouco mais sobre as aplicações do alumínio 6061
Como dito anteriormente, o alumínio 6061 t651 é referência em aplicações de diferentes segmentos. Para ajudá-lo a entender na prática para quais componentes essa solução é essencial, reunimos abaixo as principais composições:
- rebites;
- navios e peças da indústria naval;
- automóveis;
- moldes para injetoras;
- móveis;
- ferramentas;
- dispositivos aeroespaciais;
- entre outros.
Aproveite que está por aqui e saiba mais sobre o protagonismo do alumínio 6061 t651, confira nosso post sobre os motivos pelos quais essa liga é o metal do futuro.