A chapa alumínio é útil para as mais variadas aplicações, portanto, também oferece diferentes possibilidades de acabamentos, obtidos por tratamento químico ou mecânico. São justamente essas técnicas responsáveis por melhorar as propriedades superficiais da peça e, é claro, contribuir com o design.
Já sabe qual é o acabamento para chapa alumínio que você deseja? Ao final deste artigo será fácil encontrar o melhor para os seus projetos. A seguir, reunimos as características e aplicações dos principais. Confira!
Tratamento químico: três acabamentos para chapa alumínio
Há diversas opções de acabamento para chapa alumínio, abaixo reunimos três opções feitas com a mistura de substâncias químicas. Veja só:
1. Abrilhantamento químico alumínio
Trata-se de uma técnica que utiliza ácidos capazes de tornar a superfície da chapa alumínio brilhante e lisa. Os principais componentes são ácidos fosfórico, sulfúrico e nítrico, além de aditivos niveladoras de ataque. Outra opção é combinar tratamentos mecânicos e químicos, conhecido como anodização brilhante. Diante disso, destaca-se para a produção de objetos decorativos, eletrodomésticos, eletrônicos e outras peças com alto valor estético.
2. Anodização colorida eletrolítica
Mais uma opção de acabamentos para chapa alumínio é a anodização colorida eletrolítica. Nesse método, a peça recebe um banho eletrolítico a base de estanho metálico que confere coloração. É uma das opções mais buscadas pela construção civil, útil para produção de portão, box de banheiro, guarda-corpo, esquadrias e muito mais. Afinal, vale lembrar que a anodização alumínio proporciona beleza e garante maior resistência ao material.
3. Chapa alumínio fosco
Para conferir uma superfície fosca ao alumínio, a peça deve ser submetida ao tratamento químico em meio alcalino. O resultado é um acabamento opaco, fosco e aveludado, essencial para diversos setores, por exemplo: vitrines, móveis, painéis, janelas, peças de máquinas e muitos outros segmentos da construção civil e industrial. As peças se destacam por oferecem bom desempenho e não serem refletoras.
Tratamento mecânico: duas opções de acabamentos metálicos
Agora está na hora de conhecer duas técnicas que conferem um acabamento perfeito para chapa alumínio, nesse caso, realizadas por desgastes mecânicos.
1. Polimento mecânico
O polimento mecânico chapa alumínio é realizado com o auxílio de máquinas de polimento, que melhoram a aparência da peça, eliminando riscos e abrilhantando a superfície. Além disso, a técnica aumenta a durabilidade do metal, garantindo qualidade e acabamento uniforme. Não é à toa que é muito utilizada em peças industriais, construção civil e objetos de decoração.
2. Escovamento chapa alumínio
Por último, o escovamento chapa alumínio fecha com chave de ouro a lista de técnicas utilizadas para o tratamento das peças. Bem como o processo anterior, o escovamento elimina riscos e sulcos das superfícies, no entanto, garante um brilho menos intenso às peças. Outro diferencial é o método ser desenvolvido com escovas rotativas que possuem cerdas de metal. As aplicações são as mais variadas, principalmente para indústria moveleira e construção civil. Agora que você já sabe tudo sobre acabamentos para chapa alumínio, acesse o site da Império dos Metais e encontre a opção perfeita para os seus projetos!