Chapas de aço inox
Tempo de leitura: 4 minutos

O aço é um material versátil, composto por uma grande família de ligas metálicas, entre as mais populares estão o aço carbono e inox. Por se tratar de uma matéria-prima resistente, com alto nível de dureza e excelente durabilidade, é perfeita para os mais variados projetos.

Não é à toa que essas duas ligas de aço são protagonistas em diversos setores, desde a construção civil até a indústria aeroespacial. 

No entanto, alguns fabricantes têm dúvidas sobre qual é a melhor liga para compor cada projeto, aço carbono em SP ou inox. Para ajudá-lo nessa missão importante, a Império dos Metais reuniu as características e aplicações de cada uma. Além de ressaltar as principais diferenças entre os aços. Venha conferir!

Conheça mais sobre a resistência do aço carbono

Em referência ao próprio nome, o aço carbono é uma matéria-prima formada por ferro e carbono em sua composição. Esse último elemento é responsável por conferir as propriedades do aço, divididos em três grupos: baixo carbono, médio carbono e alto carbono. Conheça as características de cada um:

aço carbono
  • Baixo carbono: esse tipo de aço carbono é facilmente usinado e conta com alta ductilidade, bem como preço baixo, sendo uma das alternativas mais conhecidas do mercado;
  • Médio carbono: possui excelente resistência, portanto, é útil para compor projetos estruturais;
  • Alto carbono: por fim, quando o assunto é dureza e tenacidade, o alto carbono é referência. Assim, destaca-se em projetos com maior propensão aos desgastes.

Aplicações do aço carbono

Agora está na hora de conhecer quais são as aplicações do aço carbono em São Paulo. A seguir, a Império dos Metais reuniu os principais setores que utilizam essa matéria-prima:

aço carbono
  • Construção civil:  fabricação de vigas, colunas, lajes, telhas, portas, janelas, escadas e corrimãos.
  • Automobilística: o aço carbono na Zona Leste é utilizado na construção de chassis, carrocerias, motores, rodas e pneus.
  • Eletrônica: permite o desenvolvimento de componentes eletrônicos, como resistores, capacitores e bobinas;
  • Instrumentação: ajuda na produção de instrumentos de medição, como balanças, medidores de pressão, etc.

Aço inox: queridinho da indústria de alimentos

O aço inox é protagonista na área da saúde e de alimentos, já que conta com propriedades que dificultam a proliferação de bactérias e outros agentes contaminadores.

Além disso, não transfere gosto ou cheiro de uma substância para outras, possui alta resistência à corrosão, ótimo acabamento e é muito fácil de limpar!

Aplicações do inox, além da área gourmet

No entanto, não é só para compor os equipamentos das cozinhas industriais que a matéria-prima é útil. O aço inox também pode ser encontrado nos seguintes acessórios:

aço carbono
  • Equipamentos hospitalares;
  • Acessórios médicos;
  • Aeronaves;
  • Equipamentos de transporte;
  • Objetos de decoração e outros!

Aço carbono ou inox: entenda as diferenças na composição das ligas

Agora que você já sabe quais são as principais características das duas matérias-primas, está na hora de entender qual é o fator que influencia nas diferenças entre as ligas. Apesar de contarem com a mesma composição básica (aço e carbono), o que diferencia os materiais é o teor.

Enquanto o inox ganha outros elementos como cromo e titânio em sua composição, o aço carbono é composto majoritariamente pelos dois materiais básicos. 

Agora que você já sabe quais são as principais diferenças entre as duas ligas de aço mais populares do mercado, que tal aproveitar para entender também a relação entre o inox e a sustentabilidade? Clique aqui e confira!

Confira outros conteúdos da Império dos Metais;