O cobre e suas ligas estão entre os metais mais utilizados no mundo. Além do bronze e do latão, materiais populares que compõem esse grupo, o cobre fosforoso ganha espaço em diversos setores devido às propriedades que oferece. Siga a leitura e conheça tudo sobre essa liga!
O que é cobre fosforoso?
O nome dessa liga metálica diz muito sobre a sua composição, já que o bronze fosforoso é um material binário, formado pelo percentual de 99% de cobre e entre 0,004 e 0,040% de fósforo.
Diante disso, o fósforo (ametal) é acrescentado ao cobre (metal) para eliminar impurezas e potencializar algumas propriedades da matéria-prima, como condutividade e resistência. Também é comum a utilização do cobre fosforoso para fabricação de outras ligas de cobre, principalmente a de bronze fosforoso.
Propriedades: o resultado da união entre cobre e fósforo
O cobre fosforoso oferece diversas vantagens para os meios industriais e para construção civil. Afinal, é uma liga versátil que conta com características únicas. Veja as principais:
Desoxidante: ou seja, elimina parte do oxigênio presente no metal, oferecendo maior resistência à corrosão e aos desgastes em processos de fundição.
Alta capacidade de forjamento: isso quer dizer que o cobre fosforoso pode ser moldado e trabalhado com facilidade, originando peças com diferentes formatos e dimensões.
Duradouro: trata-se de uma matéria-prima que dispensa manutenções recorrentes e possui longo período de vida útil.
Bom condutor de calor e energia elétrica: o cobre, por si só, oferece boa condutibilidade, propriedade intensificada pela presença do fósforo.
Aliado para fabricação de ligas de cobre: nesse caso, confere maior dureza e elasticidade ao material.
Conheça as principais aplicações do cobre fosforoso
Devido às propriedades que apresenta, é comum a utilização de cobre fosforoso em tubulações para passagem de água, ar, óleo e outros fluidos. Além disso, a matéria-prima pode ser utilizada durante a fabricação de trocadores de calor, geladeiras e alambiques. Na construção civil, destaca-se para construção de telhados e calhas.
Que tal conhecer mais sobre as características e aplicações do cobre e suas ligas? Continue a leitura aqui no blog Império dos Metais.