O latão naval oferece as propriedades adequadas para construção de navios e outras peças da indústria marítima. Entre as principais estão: alta resistência à corrosão pela água salgada ou doce, bem como boas características mecânicas.
Quer saber mais sobre o assunto? A seguir, reunimos os motivos pelos quais vale a pena investir nessa solução, além de vantagens e aplicações das principais ligas de latão naval: LN-464 e LN-465 . Acompanhe!
Por que usar latão para aplicações marítimas?
O latão é uma liga formada por cobre e zinco, conhecida pelo brilho intenso e coloração amarelada. Com as proporções adequadas e o acréscimo de outras matérias-primas, é o material ideal para atender às necessidades de grandes embarcações e dispositivos expostos à água.
Isso porque, ao entrar em contato com água do mar, cria-se sobre o latão naval uma camada de proteção formada por óxido. Desse modo, a peça não corrói e apresenta ainda mais resistência contra desgastes externos. Também é uma solução que oferece longa durabilidade aos equipamentos navais.
Conheça as duas ligas de latão naval mais requisitadas
Agora que você já sabe o porquê do latão naval ser tão importante para fabricação de navios, destinados à guerra ou ao transporte de mercadorias, conheça as principais ligas.
Latão 464
A liga de latão 464, é formada por aproximadamente 61,5% de cobre, 37,5% de zinco e 1% de estanho. Em relação à facilidade de conformação, trata-se de um material que apresenta desempenho excelente em trabalhos a quente e razoável em operações a frio.
Além disso, é perfeito para diferentes aplicações em navios. Por exemplo: varetas de solda, hélices, válvulas e muito mais. Em geral, esse tipo de latão naval é encontrado em peças laminadas a quente.
Latão 465
Por outro lado, o latão naval 465 é composto por aproximadamente 59% de cobre, 36,74% de zinco, 0,50% de estanho, 0,20% de chumbo e 0,02% de arsênio. A liga suporta contato com água do mar ou rios, bem como pressão.
Diante disso, é útil para fabricação de rebites, hélices, varetas de soldas, conexões, tubos e muito mais componentes para embarcações. O formato mais comum do latão naval 465 é em peças trefiladas e extrudadas.
Além do latão, as ligas de bronze naval e alumínio naval também podem contribuir para o sucesso dos seus projetos. Continue no blog Império dos Metais e saiba mais sobre o assunto!