O latão está entre os metais mais requisitados no mercado, devido à versatilidade que oferece aos projetos. É composto por cobre e zinco, em proporções que variam conforme o tipo de liga. Neste post, estudaremos sobre a liga de latão tomback, que ganha destaque em peças de decoração e munições para indústria bélica. Saiba mais!
Composição do latão tomback
O latão tomback é uma liga popular por contar com alto índice de cobre em sua formulação. Pode ser dividida em dois grupos:
- C22000: cerca de 90% cobre e 10% zinco;
- C23000: cerca de 85% cobre e 15% zinco;
Além disso, é comum o acréscimo de outros metais em menor proporção, como ferro e chumbo.
Propriedades: as vantagens que a liga oferece
O resultado da composição entre cobre e zinco, é uma liga com alta resistência à corrosão e excelente flexibilidade. O latão tomback também herda as propriedades condutoras do cobre, aliado para deslocamento de calor e eletricidade.
Mais uma vantagem, é a praticidade de trabalhar com a liga tomback. Afinal, oferece boa conformabilidade e excelente desempenho em processos de soldagem e brasagem. Essas propriedades possibilitam a fabricação de latão tomback em diferentes formatos, os mais comuns são: bobinas, tiras e chapas de latão.
Aplicações industriais do latão tomback
Como dito anteriormente, os dois setores que mais utilizam latão tomback são: a indústria bélica e os fabricantes de decoração. É comum a aplicação do metal em bijuterias, decorações ornamentais, ilhoses e cartuchos para munição.
Contudo, diante de tantas vantagens que oferece, outros setores industriais recorrem às propriedades do latão tomback. Por exemplo, para fabricação de botões de pressão, extintores de incêndio, relógios, mangueiras flexíveis, maquinários diversos e muito mais.
Quer conhecer outras soluções em latão? Confira o post que preparamos sobre as características de três ligas de latão: C26000, C27200 e C36000.