O latão é uma liga metálica formada por cobre e zinco, muito utilizada para produção de acessórios, objetos de decoração e outros equipamentos. No post de hoje, a Império dos Metais reuniu os principais detalhes sobre um debate que dá o que falar no meio industrial: afinal, o latão enferruja? Descubra a seguir!
Direto ao ponto: o latão pode sim, enferrujar
É isso mesmo, o latão pode enferrujar, mas não da mesma forma que acontece com as peças de ferro, por exemplo. O latão enferruja através de um processo de oxidação, quando o cobre presente na fórmula entra em contato com o oxigênio. Essa reação resulta em uma mancha vermelha acobreada ou esverdeada, que atinge a superfície da estrutura.
No entanto, engana-se quem pensa que essa é uma desvantagem da liga, muitas indústrias utilizam a oxidação do latão como aliada nas produções. Isso porque a pátina atua na proteção das camadas internas dos objetos metálicos, já que evita a corrosão. Além disso, quando o latão enferruja confere um design rústico ou vintage para as peças, esse aspecto é útil em muitas decorações.
Latão enferruja: fatores que contribuem com a oxidação da liga
Em processo natural, a oxidação do latão acontece quando as peças são expostas à intempérie climáticas. No entanto, há fabricantes que desejam obter esse aspecto sem ter que esperar o processo natural, tanto para criar a camada de proteção como para encontrar a aparência desejada mais rápido. Nesse caso, recorrem às soluções oxidantes a base de amônia e outros componentes.
Saiba como evitar que o latão enferruje
Assim como algumas indústrias são favorecidas pelo latão enferruja, para outros fabricantes a oxidação pode ser prejudicial. Se este é o seu caso, não se preocupe, existem diversas maneiras de deixar a ligar mais resistente a esse processo, veja:
- cobertura com verniz para impedir o contato do oxigênio com o cobre;
- banhos com outros metais que garantem maior resistência à oxidação;
- mistura com ligas metálicas durante a fabricação para aumentar a resistência do latão enferruja à corrosão e oxidação.
- evitar o contato com água quente, amônia e a exposição das peças às ações climáticas.
Quer saber mais sobre latão e outras ligas? Continue acompanhando os conteúdos exclusivos que o blog Império dos Metais traz toda semana. Com essas dicas, o sucesso dos seus projetos é garantido!