A fundição bronze é muito popular na indústria de metais, por se tratar de uma técnica que oferece ampla versatilidade na confecção de peças com pesos, formatos e tamanhos variados. Vale ressaltar que, além da ampla variedade para as confecções, o processo é simples e econômico. Ou seja, tudo o que as indústrias precisam para garantir alta qualidade e custo-benefício aos projetos.
Para ajudá-lo a conhecer mais sobre fundição bronze, a Império dos Metais reuniu abaixo os seguintes pontos: como é feito, principais técnicas e vantagens do processo. Siga a leitura e saiba se vale a pena investir nessas peças!
Fundição bronze: como é feito?
Para realizar a fundição bronze, é necessário colocar o metal em estado líquido em moldes com formatos e medidas adequados aos da peça que se deseja obter. Em geral, o molde deve ser um pouco maior em relação à peça original, já que haverá variações no volume durante o processo de solidificação. O tipo de molde e como o vazamento será feito varia conforme as técnicas utilizadas.
Conheça as principais técnicas
Existem diversas técnicas de fundição bronze para fabricação de peças. A seguir, reunimos um pouco sobre três métodos principais: centrifugação, contínua e molde de areia.
Centrifugação: o bronze líquido passa por um molde metálico operando em constante movimentos de rotação. A força leva o material para a parede do molde, resultando em diversas peças compactas e com granulação pequena.
Contínua: trata-se de uma técnica que utiliza a refrigeração indireta para conformar o bronze com propriedades geométricas especificas. Muito utilizada para produções em grande escala.
Molde de areia: por fim, a fundição bronze molde de areia é a técnica que utiliza moldes feitos com esse material. O metal é vazado e submetido a aplicação do macho (ferramenta de areia útil para formar as cavidades e furos nas peças). Destaca-se entre as demais técnicas devido à possibilidade de fabricar modelos grandes e pesados.
As vantagens de apostar na fundição bronze
Agora que você já entendeu a essência da fundição bronze, ou seja, como a técnica funciona, está na hora de saber quais são as vantagens que oferece. Enumeramos abaixo os principais benefícios das peças fundidas!
1. Versatilidade de formatos e dimensões
A primeira vantagem da fundição bronze é a variedade de peças que é possível obter, até mesmo de geometrias mais complexas. Dessa forma, será muito mais fácil encontrar o acessório perfeito para compor projetos com precisão, sem ficar frouxo ou desencaixado.
2. Oferece excelente custo-benefício
Além disso, o custo-benefício chama à atenção dos grandes produtores. Cada técnica de fundição bronze demanda um tempo e custo, no entanto, são processos simples, rápidos e econômicos comparados a outros procedimentos de molde. E, é claro, garante altíssima qualidade para confecção de produtos.
3. Bom acabamento superficial
Por fim, a fundição bronze garante bom acabamento superficial para peças, conforme o modelo que se deseja obter. Dessa forma, o bronze chega pronto para a usinagem ou montagem, garantindo maior praticidade aos processos.
Quer conhecer mais sobre bronze fundido? Clique aqui e continue a leitura sobre um dos materiais mais usados por indústrias no mundo todo!