O bronze é uma liga metálica muito popular entre os mais variados segmentos industriais. Isso porque, apesar de ser confeccionado através da composição entre cobre e estanho, pode ser combinado com outros elementos e originar diversos materiais. Um dos mais populares é o bronze SAE 65.
Quer saber mais sobre esse elemento? Continue a leitura do artigo e descubra como essa liga pode ser útil para os seus projetos!
Como o bronze SAE 65 é formado?
A origem do SAE 65 se dá pela combinação entre cobre (Cu) e estanho (Sn) em grande escala, o que confere maior dureza e resistência ao material. Além desses dois componentes principais, esse tipo de bronze ainda leva em sua composição, porém com concentrações menores, outras matérias-primas. São elas: chumbo (Pb), níquel (Ni), zinco (Zn), ferro (Fe), antimônio (Sb), enxofre (S), fósforo (P) e alumínio (Al).
Quais são as principais aplicações desse material?
O bronze SAE 65 é conhecido por sua resistência à corrosão, excelente condutibilidade termoelétrica e boa elasticidade. Por isso, as aplicações mais comuns dessa liga metálica nobre, são:
- porcas;
- buchas;
- aparelhos elétricos;
- engrenagens;
- acessórios navais;
- mancais;
- guias deslizantes;
- anéis de pistão;
- e muitos outros componentes que precisam ser resistentes ao desgaste!
Qual é o custo-benefício desse tipo de bronze?
Apesar de apresentar um custo mais alto do que outros tipos de bronze, o SAE 65 oferece um excelente custo-benefício. Isso porque conta com propriedades específicas que trazem vantagens a longo prazo para a indústria. E, é claro, se enquadra na categoria de materiais nobres!
Saiba a importância da lubrificação do bronze SAE 65!
A lubrificação do material, quando realizada com periodicidade, confere maior proteção contra os desgastes e a fadiga superficial. Dessa forma, é possível potencializar o seu uso e aplicar cargas maiores na utilização do bronze SAE 65.
Aproveite que está no blog Império dos Metais e descubra três fatos importantes sobre as chapas bronze fósforo!